A ubiquinona (coenzima Q10) é uma substância antioxidante presente na maioria das células do organismo cuja função é participar dos processos de produção de energia e neutralizar a ação dos radicais livres.
Sua concentração é maior em orgãos que necessitam de uma demanda energética maior como o coração, cérebro, rins e fígado.
Por ser sintetizada pelo organismo, conforme envelhecemos, a produção de CoQ 10 vai sendo reduzida, sendo assim a sua suplementarão acaba evitando possíveis deficiências.
Mas quais são os sintomas desta deficiência?
Fadiga generalizada, fraqueza muscular, entre outros….
Os fatores que contribuem para a redução da produção desse nutriente em quantidades adequadas são o envelhecimento, maus hábitos alimentares, fármacos como estatinas, hipotiroidismo e outros.
Quais os benefícios da suplementarão de CoQ10:
• Possui um possível efeito ergogênico (ganho de massa muscular) e aumento da potência aeróbia. No caso de atletas, seu uso como antioxidante é fundamental;
• Estimula o crescimento celular e evita a morte das células
• Previne estresse oxidativo e dano neuronal (ótimo para disfunções cognitivas);
• Diminui progressão da doença de Parkinson em pessoas no estágio inicial;
• Ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e rugas;
• Diminui a pressão arterial e a formação de placas de ateroma, oferecendo proteção ao miocárdio (músculo cardíaco) durante e após cirurgias cardíacas.
Seu uso é bem comum no tratamento de doenças cardiovasculares.
Agora já sabe, capriche na coq1o! Através de alimentos como: sardinha e produtos de origem vegetal como, nozes, abacate e folhas verdes-escuras ou de suplementos.
Procure sempre um nutricionista para rever sua alimentação e suas possíveis deficiências.