Hoje resolvi falar um pouco sobre alimentação para corredores.
Tanto antes, quanto depois dos treinos, o alimento ingerido pode influenciar diretamente no desempenho e na recuperação de atletas.
A primeira dica é avaliar quanto tempo você tem da refeição até a hora que vai começar a atividade. Por exemplo, se você corre as 6h da manhã e faz um pré-treino imediato você tem uma necessidade. Já se você tem de 30 minutos a um hora até o começo da atividade, a necessidade é outra. Sem falar na intensidade do exercício, tempo e suas particularidades, claro!
Se esse tempo for maior e você tiver, por ex., uma hora para digerir o alimento antes de começar a atividade, o ideal é combinar um carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico (absorção mais lenta pelo organismo) com uma proteína magra (ex: sanduíche de pão integral com recheios protéicos magros).
Se a alimentação for muito próxima da atividade, podemos investir nos carboidratos de médio a alto índice glicêmico (absorção mais rápida pelo organismo), como tapioca, mel, banana.
Vale lembrar que, que se seu treino for longo (acima de uma hora de duração), a ingestão de géis de carboidrato, ou frutas tipo tâmaras, banana passa, damasco seco) ou outras fontes de carboidrato é fundamental.
Já para o pós-treino, o importante é focar na recuperação da energia utilizada durante a corrida.
É fundamental usar um carboidrato simples, de maior índice glicêmico, para que a absorção seja mais rápida. Tapioca, mel ou um suco de frutas são boas opções. Sempre aliado a proteína, que é fundamental!
Opções: Whey protein batido com suco de manga ou melancia ou sanduíche de pão integral ou tapioca com queijo branco magro.
Bons treinos!!!