Alimentos que seguram a fome

A revista Boa Forma entrevistou algumas leitoras, que listaram algumas comidinhas (gostosas) com efeito anti-fome, olha que legal os depoimentos!

Vou dividir o post em duas partes para não ficar muito cansativo. Amanhã posto o final da matéria.

fibras

Abacaxi 
“Comer uma fatia de abacaxi no café da manhã me deixa sem fome até o almoço”. Por que funciona: rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos risco de cair na armadilha da gula.

Aveia 
“Mingau de aveia faz a gente quase esquecer a comida no resto do dia”. Por que funciona: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.

Pão integral 
“Ele estica muito mais a sensação de saciedade que o pão branco”. Por que funciona: além de deixar você satisfeita com menos comida – por causa das fibras dos grãos -, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.

Ovo 
“Comer ovo de manhã é batata: a fome fica menor nas outras refeições!”. Por que funciona: o ovo é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo. Além dos mais, proteínas geram mais saciedade que carboidratos.

Arroz integral 
“Quando estou com muita fome, troco o arroz branco pelo integral. Preenche o estômago mais rápido”. Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

Abóbora 
“A abóbora é minha aliada contra a balança! Me ajudou a perder 8 quilos”. Por que funciona: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Cenoura 
“Além de folhas verdes, como bastante cenoura na salada. Mastigar esse legume diminui minha gula”. Por que funciona: a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue… Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.

Folhas verdes
“No jantar, devoro um prato grandão de folhas verdes com tomate e pepino. Depois, como uma fruta e pronto: me sinto bem alimentada”. Por que funciona: campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

Fonte: http://www.boaforma.com.br

Anúncios

Um pensamento sobre “Alimentos que seguram a fome

  1. Pingback: Alimentos que seguram a fome – Parte 2 | Nutricionista Carolina Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s