Basta uma unidade por dia para você derrubar os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino. De quebra, você ingere substâncias que protegem as artérias e que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Quem nuca ouviu a famosa frase: ” One apple a day keeps the doctor away ” ??? Pois então, uma maçã por dia ajuda, sim, a manter os médicos bem longe.
Um estudo concluiu que a ingestão diária de pelo menos uma maçã já reduz em 35% o risco de um câncer intestinal.
O trabalho não é o único a apontar um efeito anticâncer da fruta. Na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Na prática, isso indicaria que a fruta não só atuaria na prevenção do problema como favoreceria sua cura.
O mérito? É dos chamados compostos fenólicos, um time poderoso de antioxidantes, presentes em doses generosas nas maçãs. Esses componentes neutralizam radicais livres, moléculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, desencadeando a proliferação desordenada por trás da formação de um tumor.
Mas lembre-se, sempre consuma a maçã inteira. Sua casca possui de cinco a dez vezes mais substâncias ativas do que a polpa.
A maçã conta ainda com a presença de outra substância poderosa, a pectina, que integra a classe das fibras solúveis. Concentrada na casca, daria mais uma força na prevenção do câncer colorretal. Um baixo consumo de fibras aumenta a concentração de toxinas na mucosa intestinal. Esses detritos podem irritar suas células, favorecendo a formação de um tumor.
ola Carolina, tenho uma duvida: não é na casca que encontra uma concentração maior de agrotóxicos?
É verdade, podendo optar pela orgânica é o ideal… Uma outra sugestão é higienizar com uma colher de sopa de cloro para 1 litro de água filtrada e depois lavá-la com água potável! ;)
ou então comer 5 maças descascadas por dia….;)