Uma maçã por dia previne o câncer

maca-madura (1)

Basta uma unidade por dia para você derrubar os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino. De quebra, você ingere substâncias que protegem as artérias e que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Quem nuca ouviu a famosa frase:  ” One apple a day keeps the doctor away ” ??? Pois então, uma maçã por dia ajuda, sim, a manter os médicos bem longe.

Um estudo concluiu que a ingestão diária de pelo menos uma maçã já reduz em 35% o risco de um câncer intestinal.

O trabalho não é o único a apontar um efeito anticâncer da fruta. Na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Na prática, isso indicaria que a fruta não só atuaria na prevenção do problema como favoreceria sua cura.

O mérito?  É dos chamados compostos fenólicos, um time poderoso de antioxidantes, presentes em doses generosas nas maçãs. Esses componentes neutralizam radicais livres, moléculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, desencadeando a proliferação desordenada por trás da formação de um tumor.

Mas lembre-se, sempre consuma a maçã inteira. Sua casca possui de cinco a dez vezes mais substâncias ativas do que a polpa.

A maçã conta ainda com a presença de outra substância poderosa, a pectina, que integra a classe das fibras solúveis. Concentrada na casca, daria mais uma força na prevenção do câncer colorretal.  Um baixo consumo de fibras aumenta a concentração de toxinas na mucosa intestinal. Esses detritos podem irritar suas células, favorecendo a formação de um tumor.

Fonte: http://www.saude.abril.com.br

Anúncios

3 pensamentos sobre “Uma maçã por dia previne o câncer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s