Vitamina K

verduras-vitamina-k

Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos, confirmou sua importância na prevenção de várias doenças. Depois de analisar centenas de artigos científicos publicados desde os anos 1970, o bioquímico Bruce Ames sugere que uma dieta capaz de garantir a quantidade recomendada de vitamina K todos os dias é uma maneira de garantir um futuro muito mais saudável. De acordo com o estudo, a vitamina K evita os males que surgem com a idade, como osteoporose, derrames, infartos e até mesmo câncer.

Dietas pobres em vitamina K andam cada vez mais associadas à perda de massa óssea e à maior incidência de fraturas. O nutriente participa da ativação de proteínas envolvidas na mineralização dos ossos.

Tem ainda, influência direta na função cardiovascular, acionando proteínas que inibem a calcificação arterial, ou seja, que endureceriam perigosamente as paredes dos vasos. O resultado é um coração mais saudável e um cérebro funcionando a todo vapor por mais tempo.

A vitamina K também é capaz de diminuir o risco de tumores no fígado. No caso, o benefício veio dos suplementos, recomendados apenas em situações específicas e sob prescrição médica.

A melhor  maneira de evitar pequenas carências é ficar de olho no prato.  A vitamina K é bem distribuída nos alimentos de origem vegetal e animal.  Folhas escuras, como a couve e o espinafre são bons exemplos. Você ainda encontra boas quantidades no leite, ovo e óleos vegetais.

Fonte: saude.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s