Dieta e câncer

O World Cancer Research Fund publicou recentemente uma revisão detalhada de 7000 estudos clínicos que abrangem ligações entre dieta e câncer. O estudo  afirma que carnes processadas são muito perigosas para o consumo humano.

Quais são as carnes processadas?
Carnes processadas incluem bacon, salsicha, presunto empacotado, salame e quase toda a carne encontrada em refeições congeladas. Essas carnes processadas são geralmente fabricadas com um ingrediente cancerígeno (ligada à formação de câncer), conhecido como nitrato de sódio. O nitrato é usado principalmente como um fixador de cor por empresas de carne para fazer as carnes embaladas. O glutamato monossódico também é adicionado para realçar o sabor salgado.

Os nitritos e nitratos são substâncias, que, no estômago, são tranformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago, no esôfago, no intestino e no reto. Outros estudos apontam que eles podem colaborar com o desenvolvimento diversos outros tipos de câncer como da mama em mulheres e da próstada em homens, além de doenças como leucemia, em crianças, e tumores cerebrais em bebês.

Um estudo da Universidade de Hawaii, descobriu que o consumo de carnes processadas aumentou o risco de câncer de pâncreas em 67%, enquanto outro estudo descobriu um aumento  de 50% do risco de câncer colorretal.

O glutamato monossódico é um segundo produto químico perigoso encontrado em  produtos de carne processada. Está logado a distúrbios neurológicos, como dores de cabeça da enxaqueca, doença de Alzheimer, perda de controle do apetite, obesidade e muitos outros problemas de saúde.

EviteBacon, salsicha, presunto, linguiça, mortadela e refeições congeladas com carne

Para evitar os perigos de carnes processadas

Leia sempre os rótulos dos alimentos
Não compre nada feito com nitrato de sódio
Coma mais produtos frescos
Evite carnes processadas

O lado bom da coisa: A vitamina C é um inibidor muito eficaz. Ela evita a formação dessas substâncias ao transformar os nitratos em óxido nítrico. Só que quando existe gordura presente na refeição, ela reage com o óxido nítrico para formar novamente os nitratos cancerígenos.

slide-vitaminas-01

 

Então já sabe, menos gordura e embutidos e mais vitamina C!

Anúncios

Um pensamento sobre “Dieta e câncer

  1. Bom dia carolina marques, estou desenvolvendo junto com a minha dupla o trabalho de conclusão do nosso curso de graduação, um trabalho sobre a influencia do consumo de carnes e embutidos no aumento da incidência de CA no cólon e no reto. Você poderia encarecidamente me enviar estes artigos que você usou como referencia?
    Será de grande valia e contribuição para o nosso trabalho.
    Desde já, obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s